
Chuva, trovoada e eventuais inundações nas zonas baixas da cidade. A passagem do tufão Noul pelo centro-norte do Mar do Sul da China vai trazer aguaceiros ao território a partir da noite desta quinta-feira, indicou a Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.
O organismo prevê chuvas, trovoadas e possíveis inundações nas zonas costeiras do Porto Interior e de outras zonas do território susceptíveis à subida das águas.
Os estragos deverão ser, no entanto, diminutos, uma vez que a tempestade está a caminho do Vietname. As autoridades vietnamitas anunciaram esta quinta-feira a intenção de retirar meio milhão de pessoas das zonas costeiras do centro do país. O departamento para a Prevenção de Desastres Naturais do governo de Hanói, analisou na quarta-feira, os riscos e as medidas tidas como necessárias para responder à aproximação da tempestade.
O Noul tem vindo a ganhar intensidade à medida que percorre o Mar do Sul da China e a chegada à costa vietnamita deve coincidir com a subida da maré, ocasionando o fenómeno conhecido como “storm surge”.
O governo de Hanói anunciou que vai destacar contingentes militares para coordenar a retirada da população das zonas de maior risco, que o Executivo identifica com as províncias de Quang Binh e Da Nang. As autoridades indicaram, no entanto, que as províncias do norte do país e parte do Laos, país que faz fronteira com o Vietname, também deverão ser afectadas pelo mau tempo.
Leave a Reply