NASA avalia envio de missão a Vénus após descoberta de fosfina

A NASA pode vir a  aprovar até Abril do ano que vem duas missões científicas planetárias a partir de quatro propostas que estão a ser revistas, incluindo uma para Vénus que, de acordo com os cientistas, pode ajudar a determinar se há ou não vida no planeta. 

Uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte uma a astrobióloga portuguesa Clara Sousa-Silva, descreveu na segunda-feira evidências da existência de possíveis micróbios nas nuvens venusianas, que são altamente ácidas. Traços de fosfina, um gás que, na Terra, é produzido por bactérias que habitam ambientes livres de oxigénio foram identificados na atmosfera de Vénus. A descoberta oferece fortes evidências da potencial  existência de vida fora da Terra. 

A agência espacial norte-americana selecionou em Fevereiro quatro propostas de missões que estão agora a ser revistas por um painel da NASA, duas das quais envolvem o envio de sondas robóticas a Vénus. Uma delas, chamada Davinci+, propõe uma sonda precisamente para a atmosfera do planeta. 

“Davinci é a escolha lógica se estivermos motivados em parte por querer saber mais sobre esta descoberta, pois a maneira de saber mais é ir lá e ver o que está a acontecer na atmosfera”, disse à agência Reuters na terça-feira David Grinspoon, um astrobiólogo que trabalha na proposta Davinci+.Entre as  outras três propostas estão a IVO, uma missão com destino à lua vulcanicamente activa de Júpiter Io, a Trident, uma jornada de vôo sobre a lua gelada de Neptuno, Triton, para mapear o satélite gelado; e a Veritas, a segunda das propostas de missões a Vénus, que estaria focada na compreensão da história geológica do planeta. A NASA disse que pode optar por uma ou por ambas as missões.

A busca por vida noutros outros planetas do Sistema Solar não estava, até então, focada em Vénus. Em julho, a NASA lançou um veículo explorador de nova geração para procurar traços de possíveis indícios de seres vivos no passado de Marte. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.