O Governo vai adicionar mais uma dezena de substâncias à lista de controlo que abrange estupefacientes, substâncias psicotrópicas e outras usadas para fabrico de droga.
Numa conferência de imprensa, o porta-voz do conselho executivo de Macau, André Cheong, explicou que o aditamento à lei de combate à droga tem como objectivo actualizar as tabelas para estarem de acordo com as regras definidas pelas organizações internacionais, como a Comissão das Nações Unidas para os Estupefacientes.
Em 2019, a ONU classificou “12 substâncias como substâncias sujeitas ao controlo internacional, 10 das quais ainda não estão sujeitas à actual Lei de combate à droga”, explicou André Cheong.
O também Secretário par a Administração e Justiça explicou ainda que das 10 substâncias, sete são estupefacientes e substâncias psicotrópicas e as outras três são usadas para fabrico de droga.
Na mesma conferência, o técnico superior assessor principal da Polícia Judiciária Iao Leng disse que entre os precursores usados para fabrico de droga estão elementos que podem ser utilizados para fabricar drogas químicas, como a ketamina ou o ICE.
No total, 314 itens poderão integrar a lista de controlo definida pelas autoridades do território, assim que a Assembleia Legislativa comece a apreciar a inclusão destas 10 novas substâncias.
Leave a Reply