A terra tremeu ao largo da costa do Japão

Um abalo sísmico de magnitude 6,1 na escala de Richter açoitou na manhã deste sábado o nordeste do Japão, sem que as autoridades tenham emitido qualquer alerta de tsunami. O sismo também não provocou vítimas mortais, escreve a imprensa japonesa.

O sismo foi registado às 11:44 locais, a quarenta quilómetros de profundidade, em pleno oceano Pacífico, ao largo da costa das províncias de Iwate e Miyagi,de acordo com informações avançadas pela Agência Meteorológica japonesa.

O tremor de terra foi sentido no Norte da principal ilha do Japão. A maior intensidade – de 4 graus na escala japonesa (até um máximo de 7) –  foi registada nas províncias de Iwate, Miyagi e Aomori.

De acordo com o a estação pública de televisão NHK, a circulação de comboios de alta velocidade foi suspensa na região. Seis minutos após o primeiro sismo, registou-se uma réplica de magnitude 5, com uma intensidade de 3 graus na escala japonesa.

O terramoto deste sábado ocorreu perto do epicentro do sismo que em 11 de Março de 2011 causou mais de 18 mil mortos, devido ao impacto do terramoto, de magnitude 9, e ao tsunami que se seguiu e que  desencadeou o acidente nuclear que paralisou a central nuclear de Fukushima Dai-Ichi.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.