Covid-19. Londres reforça regras de distanciamento social perante aumento de casos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou na quarta-feira novas restrições às reuniões sociais na Inglaterra, afirmando haver uma clara necessidade de acção após um aumento no número de infecções por Covid-19.

Falando numa conferência de imprensa transmitida pela televisão e acompanhado pelos seus principais conselheiros médicos, Johnson disse que grupos de mais de seis pessoas serão proibidos de se reunir, no que ele chamou da “regra dos seis”.

“Gostaria que não tivéssemos de optar por este passo, mas na qualidade de primeiro-ministro, devo fazer o que for necessário para impedir a propagação do vírus e salvar vidas”, disse.

“Serei absolutamente claro. Estas medidas não são outra quarentena nacional. O objectivo é evitar uma segunda quarentena nacional”, acrescentou.

O número de casos no Reino Unido voltou a aumentar acentuadamente nos últimos dias.

Embora a capacidade de testagem tenha sido ampliada e o número de pessoas hospitalizadas esteja bem abaixo do pico do surto, o governo teme que a disseminação esteja a começar a ficar fora de controlo, especialmente entre potenciais pacientes no final da adolescência e na casa dos 20 anos.

Antes da “regra dos seis”, o limite ao número de pessoas que se podiam reunir era de 30.

O Reino Unido deu a conhecer 2.659 novos casos confirmados de Covid-19 na quarta-feira, perante 2.460 na terça-feira. Os números abeiraram-se dos 3.000 no domingo e na segunda-feira, um aumento acentuado em relação aos níveis de cerca de 1.000 por dia em Agosto, atribuído à alta transmissão entre os jovens.

As novas regras não se aplicarão a locais de trabalho ou escolas, e haverá isenções para casamentos, funerais e alguns desportos colectivos organizados. A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte definem as suas próprias políticas de distanciamento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.