Hospital do Vaticano descobre de que forma a COVID-19 afecta o organismo das crianças

Investigadores do Hospital Infantil Bambino Gèsu, do Vaticano, descobriram o mecanismo que causa a grave resposta inflamatória da COVID-19 em crianças, inicialmente confundida com a doença de Kawasaki, abrindo as portas para o diagnóstico precoce com testes e tratamento específicos.

O estudo, realizado pelo hospital em colaboração com o Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia), detectou as diferenças imunológicas entre as duas doenças, e os seus resultados já foram publicados na revista científica “Cell”.

Se no início da pandemia as crianças pareciam quase imunes às consequências do novo coronavírus, mais tarde ficou claro que alguns dos que o contraem podem desenvolver uma forma grave de inflamação sistémica, um MIS-C (Síndrome inflamatória multi-sistémica pediátrica), que causa inflamação dos vasos sanguíneos e problemas cardíacos e intestinais.

Esses sintomas, semelhantes aos da doença de Kawasaki, levaram inicialmente a uma ligação entre essa vasculite e a COVID-19.

O estudo observa que ambas as doenças alteram os níveis de citocinas (medidas de inflamação) envolvidas na resposta imunitária, mas com algumas diferenças.

Por exemplo, a interleucina 17a, que aumenta muitp em crianças com Kawasaki, não aumentou em pacientes com COVID-19, que, no entanto, desenvolveram uma elevada presença de anticorpos.

Também foram observadas diferenças do ponto de vista celular. Assim, crianças com coronavírus apresentam “um tipo particular de linfócitos T (subtipo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo) com função imunológica alterada em comparação com crianças com doença de Kawasaki”, uma alteração que é a base da inflamação e a produção de anticorpos contra o coração.

Esses resultados irão facilitar a deteção precoce da resposta inflamatória em crianças com COVID-19, monitorizando os linfócitos T e o espectro de anticorpos.

Dos resultados do estudo emerge a indicação de um tratamento com imunoglobulinas em doses elevadas para limitar o efeito dos anticorpos, com anakinra e cortisona em fases iniciais para bloquear a inflamação secundária. Por outro lado, é contraindicado o uso de tocilizumabe e bloqueadores de TNF-a.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.