Espanha autoriza primeiro ensaio clínico em humanos de vacina anti-Covid

A Agência Espanhola de Medicamentos e produtos sanitários do Ministério da Saúde de Espanha autorizou o primeiro ensaio no país de uma vacina anti-Covid.

Esta autorização foi anunciada esta sexta-feira em conferência de imprensa pelo ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, que também avançou que a vacina é da Janssen e que o ensaio clínico irá contar com a participação de 190 voluntários saudáveis com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.

Para além de Espanha, vão participar neste ensaio outros dois países europeus: a Bélgica e a Alemanha. O ensaio na fase 1 foi feito nos Estados Unidos e na Bélgica.

Ao todo vão participar 550 voluntários saudáveis dos três países europeus para avaliar o alcance da dose e diferentes graus de administração.

A investigação será realizada em adultos e inclui dois grupos de voluntários, um de 18 aos 55 anos e outro de 65 e mais.

O recrutamento vai começar “de forma imediata” e os ensaios clínicos serão realizados nos hospitais La Paz e La Princesa de Madrid e no hospital Marqués de Valdecilla de Santander, na Cantábria, norte de Espanha.

O ensaio clínico vai durar vários meses e será seguido de outro em fase 3, a última antes de ter a autorização do produto. “E veremos nas próximas semanas e meses como isto evolui”, assinalou Illa.

Esta vacina, denominada Ad26.COV2.S, usa uma tecnologia baseada num adenovírus recombinante não replicativo para gerar uma resposta imunológica frente a uma das proteínas do coronavírus.

Os ensaios são imprescindíveis para garantir a qualidade, segurança e eficácia das vacinas.

Só com resultados positivos, uma vez avaliados pelas autoridades reguladoras competentes, é que se autorizaria a comercialização em território europeu, indicou o ministro espanhol.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários está em contacto com diferentes companhias para a realização de mais ensaios clínicos deste tipo em Espanha.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.