Panda nasce no Jardim Zoológico de Washington

A panda Mei Xiang deu à luz a uma cria na sexta-feira (21) no Jardim Zoológico de Washington, quatro anos depois de sua última gestação, anunciaram os responsáveis pelo estabelecimento.

“Estamos encantados de anunciar que Mei Xiang pariu às 18H35  e que cuida de seu recém-nascido com extrema atenção”, twitou o Jardim Zoológico. A instituição adiantou que a mãe amamentou o filhote e o encheu de “mimos”.

Mei Xiang, de 22 anos, foi inseminada artificialmente a 22 de Março com sémen congelado de Tian Tian, que também está no Jardim Zoológico e completa 23 anos no fim do mês.

Desde que chegou ao recinto, no ano 2000, Mei Xiang já teve três filhotes que sobreviveram: dois machos (Tai Shan, em 2005, e Bei Bei, em 2015), e uma fêmea (Bao Bao, em 2013).

Os três pandas foram trasladados para a  República Popular da China no seu quarto aniversário de acordo com o contrato de associação que o Zoológico mantém com o centro de conservação da espécie, situado em Chengdu. Mei Xiang e Tian Tian também deverão regressar à China em Dezembro.

O acordo entre os Estados Unidos e a China também prevê o pagamento de 500.000 dólares por ano ao Jardim Zoológico Nacional para apoiar os esforços de conservação  da espécie na República Popular da China, classificada como “vulnerável”.

Menos de dois mil pandas gigantes vivem ainda no seu habitat natural, na região central da China, enquanto outros 600 vivem em zoológicos e centros de reprodução um pouco por todo o mundo, de acordo com  o Jardim Zoológico de Washington.

Com uma herança genética similar à do urso, o panda alimenta-se exclusivamente de bambu. Pesa cerca de 100 quilos, em média, e mede até 1,80 metro; tem seis dedos e seu nome significa, literalmente, “gato-urso”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.