Tufão Higos. Macau baixa nível de alerta, mas risco de inundações mantém-se

A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos baixou o alerta de tempestade tropical de 10 para 8, com as autoridades a informarem que o tufão Higos está a afastar-se gradualmente do território. Ainda assim, o Governo mantém o aviso mais elevado relativo ao risco de inundações.

“Prevê-se que o vento enfraqueça. Às 07:00 [00:00 em Lisboa], o tufão Higos (…) esteve a cerca de 30 quilómetros (…) e está a afastar-se gradualmente”, anunciaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude suspendeu as aulas e actividades educativas previstas para esta quarta-feira, bem como “serviços dos equipamentos de serviços de apoio a crianças e jovens, de serviços de apoio a idosos e de serviços de reabilitação nas zonas baixas”.

Os postos fronteiriços terrestres entre Macau e a vizinha cidade chinesa de Zhuha permanecem encerrados, quando que os transportes públicos,  as ligações marítimas e aéreas, bem como a travessia nas pontes entre Macau e a Taipa permanece suspensa.

As autoridades não registaram quaisquer feridos, mas 161 pessoas tiveram de se refugiar nos 17 abrigos de emergência disponibilizados pelo Governo.

O nível vermelho de ‘storm surge’ (maré de tempestade) mantém-se, assim como o risco de o nível da água atingir 2,5 metros, razão pela qual as autoridades anunciaram a suspensão do fornecimento de energia em algumas zonas da cidade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.