“Ainda não é tarde para conter a pandemia” – OMS

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou esta segunda-feira que ainda está ao alcance da humanidade conter a pandemia de COVID-19, que se aproxima já dos 20 milhões de infectados e das 750.000 mortes.

“Há exemplos de esperança, e para qualquer país, região, cidade ou povo ainda não é tarde para dar a volta à pandemia”, ressaltou Tedros na conferência de imprensa bissemanal do organismo sediado em Genebra.

Leve alívio na curva de contágios diária

A semana passada foi a primeira desde meados de Maio em que não se bateram recordes de infeçcões diárias (o máximo histórico foi de quase 300.000 infeções num dia, a 1 de Agosto), pelo que a curva global de contágios semanais baixou pela primeira vez depois de meses de subida contínua.

O especialista etíope assegurou esta segunda-feira que por trás dos números de contágios e vítimas mortais “há grandes doses de dor e sofrimento” num “momento difícil para o mundo”, mas sublinhou que há exemplos em todos os continentes que demonstram que a pandemia pode ser contida.

“Países na bacia do Mekong (sudeste da Ásia), Nova Zelândia, Ruanda e muitos países no Caribe ou Pacífico conseguiram suprimir o vírus antecipadamente”, disse Tedros.

O director-geral da OMS acrescentou que “a França, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Itália ou Reino Unido sofreram grandes surtos” mas que conseguiram travá-lo com a adopção de determinadas acções, a que estão a dar continuidade com a chegada de novos surtos.

“As cadeias de transmissão foram quebradas com a combinação da identificação rápida de casos, um complexo rastreamento de contactos, adequado tratamento de pacientes, distanciamento físico, uso de máscaras, higiene regular das mãos ou tossir longe dos outros”, resumiu o dirigente etíope.

Medidas locais para evitar confinamentos nacionais

Sobre os novos surtos em regiões como a Europa, o director de Emergências de Saúde da OMS, Mike Ryan, acrescentou que os governos têm agora de conceber “uma resposta tão localizada quanto possível” para evitar ter de recorrer a medidas mais gerais como os confinamentos, “que criaram muitos problemas económicos”: “Vão-se registar surtos mesmo que a presença do vírus diminua, e a acção sobre eles dependerá do que foi investido na identificação ou rastreio de casos”, afirmou.

A diretora técnica da OMS para a resposta à COVID-19, a americana Maria Van Kerkhove, apelou não só aos governos mas também aos cidadãos para reduzir a transmissão: “As comunidades devem entender a função que lhes corresponde e que devem gerir os seus próprios riscos”, defendeu. “Se lhes for pedido que fiquem em casa, devem fazê-lo, e se tiverem de sair, viajar em transportes públicos, etc., devem colocar a sua máscara ou seguir as recomendações. Temos de evitar grandes multidões e ser prudentes”, salientou.

Van Kerkhove recordou também que 15 a 20 por cento das pessoas infectadas no planeta são responsáveis por até 80 por cento dos contágios.

Perante a eminente chegada do novo ano lectivo em muitos países, Tedros disse que “todos queremos que as escolas reabram, mas para o fazermos temos de garantir que os estudantes e os funcionários estão seguros.

Mais fundos para a investigação da vacina

O máximo responsável da OMS recordou que o organismo e as entidades de investigação com as quais trabalha requerem 100.000 milhões de dólares para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e diagnósticos contra a COVID-19, mas por enquanto apenas receberam um décimo desse financiamento.

Esses 100.000 milhões “parecem muito dinheiro, mas é pouco comparado com os 10 biliões de dólares que os países do G20 investiram em estímulos fiscais para responder às consequências da pandemia”, ressaltou.

Sobre a investigação de vacinas contra a COVID-19, o epidemiólogo da OMS Bruce Aylward destacou na mesma conferência de imprensa que o desafio das que estão em investigação não é só assegurar que estimulem o sistema imunológico humano, mas também garantir que funcionem bem em pessoas de todas as idades.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.