Auto-retrato de Rembrandt leiloado pela Sotheby’s

Um dos três auto-retratos de Rembrandt na posse de um coleccionador particular será leiloado esta terça-feira pela casa Sotheby’s, por um valor entre 12 e 16 milhões de libras, em torno de US$ 15,25 milhões e US$ 21,12 milhões, respectivamente.

O quadro, de 15 por 20 centímetros, assinado e datado em 1632 pelo grande mestre flamengo, representa o artista aos 26 anos, vestido com roupas cerimoniais, de preto, com um chapéu de feltro e gola de renda branca.

A pintura foi autentificada apenas em 1996, após uma análise que demonstrou que foi feita sobre a mesma madeira de carvalho que o suporte de outro retrato, de seu amigo Maurits Huygens.

Para George Gordon, da Sotheby’s, a roupa formal, incomum nas dezenas de auto-retratos do artista, sugere que ele talvez tivesse a intenção de se mostrar elegante para cortejar aquela que se viria a tornar a sua musa e esposa, Saskia van Uylenburgh, e, eventualmente, convencer os pais da rapariga de que era um bom partido para a filha.

Pintado pouco depois de se mudar para Amsterdão, o autor-retrato também poderia servir como uma espécie de cartão de visita, mostrando aos seus potenciais clientes a sua situação florescente.

De acordo com Gordon, foi pintado em muito pouco tempo, já que o fundo não tinha terminado de secar quando Rembrandt o assinou.

Com um calendário complicado, devido à pandemia de COVID-19, a Sotheby’s decidiu realizar um único leilão nocturno, no qual reunirá mais de 500 peças de todas as épocas, entre pintores antigos e contemporâneos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.