Governo chinês ordena encerramento de consulado americano em Chengdu

O governo chinês ordenou, nesta sexta-feira, o encerramento do consulado dos Estados Unidos da América na cidade de Chengdu, três dias depois que Washington decidiu fechar o consulado da República Popular da China em Houston, sob acusação de espionagem.

Essa decisão constitui “uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos Estados Unidos”, afirmou o Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros em comunicado, sem informar se houve acusações específicas contra a missão diplomática dos Estados Unidos da América em Chengdu.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse na quinta-feira que o consulado chinês em Houston era “um centro de espionagem chinesa” e de “roubo de propriedade intelectual”.

Pequim não especifica quando a representação diplomática será encerrada. No caso de Houston, o governo Donald Trump deu aos diplomatas chineses 72 horas para abandonaram as instalações.

“A situação actual nas relações sino-americanas não corresponde aos desejos da China, e os Estados Unidos são inteiramente responsáveis por isso”, denunciou o governo chinês, pedindo a Washington que “crie as condições necessárias para que as relações bilaterais regressem à normalidade”.

O governo chinês já tinha anunciado retaliação contra o encerramento do seu consulado na cidade do estado do Texas.

As tensões entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América, já alimentada por disputas comerciais e por acusações mútuas sobre a origem da pandemia da COVID-19, aumentou nas últimas semanas com a imposição, por parte de Pequim, da lei de segurança nacional na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Washington considerou que o diploma destrói a autonomia da antiga colónia britânica e tomou medidas de retaliação económica contra o território vizinho. Pequim denunciou o que diz ser a ingerência nos seus assuntos internos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.