Casos de coronavírus no mundo superam a marca dos 15 milhões

O número de infecções pelo novo coronavírus no mundo superou a casa dos 15 milhões esta quarta-feira, de acordo com uma contagem da agência Reuters. A pandemia continua a ganhar força apesar dos países continuarem divididos na resposta que dão à crise.

Nos Estados Unidos da América,  que têm o maior número de casos no mundo, com 3,91 milhões de infecções, o presidente Donald Trump deixou claro que o cenário ainda vai piorar, antes de melhorar: “Vai provavelmente, infelizmente, piorar antes de melhorar.”

Completam a lista de cinco países com maior número de casos, atrás dos EUA, o Brasil, a Índia, a Rússia e a África do Sul. Mas a contagem da agência Reuters mostra que a doença está a acelerar mais rapidamente nas Américas, que respondem por mais da metade dos casos do mundo e metade das mortes causadas pela Covid-19.

Globalmente, a taxa de novas infecções não mostra sinais de desaceleração, de acordo com a contagem da Reuters, baseada em dados oficiais.

Depois de o primeiro caso do novo coronavírus ter sido relatado em Wuhan, na China, no início de Janeiro, foram necessárias cerca de 15 semanas para se chegar à marca dos dois milhões de casos. Por outro lado, demorou apenas oito dias para se superar a marca de 15 milhões de infecções desde que se chegou à barreira dos 13 milhões de infecções, alcançada a 13 de Julho.

Especialistas em saúde enfatizam que os dados oficiais quase certamente subestimam os números reais de infecções e de mortes pela doença, particularmente em países com capacidade de testagem limitada.

O número oficial de casos de Covid-19, de 15.009.213, é pelo menos o triplo do das infecções graves de influenza registadas anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao mesmo tempo, o número de mortos pela Covid-19 no mundo, de mais de 616 mil em sete meses, está próximo do pico mortes anuais por influenza.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.