Covid-19. EUA regista recorde de 53 mil novos casos em apenas 24 horas

Os Estados Unidos da América registaram 52.898 infecções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem feita ao final do dia de quarta-feira pela Universidade Johns Hopkins, numa altura em que o o país enfrenta um rápido aumento do número de casos de contágio.

De acordo com os dados apurados pela instituição de ensino superior de Baltimore, o país contabiliza desde o início da pandemia 2.682.270 diagnósticos positivos da COVID-19. Nas últimas 24 horas ocorreram 706 falecimentos, elevando o número de mortes no país devido ao novo coronavírus para as 128.028.

O total de novas infecções divulgado na quarta-feira supera as 42.528 anunciadas pela Universidade na segunda-feira, estabelecendo assim um novo recorde diário de contágios. As hospitalizações também estão a aumentar em várias cidades, incluindo Houston, Texas e Phoenix, no Arizona.

Na quarta-feira, o estado do Texas quebrou o recorde diário em termos de novas infecções e registou 8.076 novos casos de COVID-19, quase um milhar a mais do que no dia anterior.

A nova onda de infecções levou vários estados a interromper a flexibilização das medidas de combate à doença.

A Califórnia proibiu na quarta refeições em ambientes fechados em Los Angeles, além de adiar por três semanas a re-abertura de bares, cinemas e museus.

O governador de Michigan também ordenou o encerramento das superfícies comerciais no norte do estado, enquanto no Oregon e na Pensilvânia foi adoptada a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, uma questão que tem sido altamente politizada no país.

“Durante um período que é pautado pelo aumento no número de viagens e deslocações, a ausência de uma forte resposta nacional, incluindo de uma que torne obrigatório o uso de máscara em todo o país, continuará a ameaçar a viabilidade de nossa economia e a capacidade para reabrirmos as nossas escolas no Outono”, alertou David Rubin, director do PolicyLab , um centro de investigação do Hospital Infantil da Filadélfia, Pensilvânia.

O presidente Donald Trump, que ainda não foi visto em público durante a pandemia a utilizar uma máscara, disse na quarta-feira que não teria “nenhum problema” em usar uma, ao mesmo tempo que se retraiu da afirmação, produzida múltiplas vezes no passado, de que o contágio simplesmente “desaparecerá”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.