O Governo do Reino Unido ordenou na terça-feira o confinamento da cidade de Leicester, no centro de Inglaterra, devido ao aumento do número de casos de COVID-19, enquanto o resto do país continua a aligeirar as medidas de contingência decretadas.
O comércio considerado não essencial e escolas vão permanecer fechadas, enquanto o plano, que previa a reabertura de bares e restaurantes em Inglaterra no próximo sábado, será suspenso em Leicester, cidade com cerca de 400 mil habitantes.
Esta é a primeira ordem de confinamento ao nível local desde que o Governo britânico começou no início de Junho a relaxar gradualmente as restrições de movimento impostas no final de Março para conter a pandemia no Reino Unido.
Leicester foi responsável por dez por cento de todos os casos positivos em Inglaterra na semana passada, informou o ministro da Saúde, Matt Hancock, no Parlamento.
As medidas impostas nesta cidade vão estar em vigor durante pelo menos duas semanas, com revisões regulares e com a possibilidade de estender o confinamento, se necessário, para conter a propagação da doença, defendeu o ministro.
Como Hancock explicou, as escolas foram fechadas porque as crianças foram particularmente afectadas pelo surto, existindo o risco de infectarem outras pessoas.
De acordo com as autoridades municipais da cidade, desde o início da pandemia em Março, Leicester registou 3.216 casos, 944 dos quais nas últimas duas semanas.
Leave a Reply