Hong Kong. Lei da segurança nacional volta a ser analisada em Pequim

Os membros do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular voltaram  este domingo a submeter a apreciação do projecto de lei da segurança nacional que o Governo Central tenciona impor em Hong Kong. A informação foi avançada pela agência noticiosa estatal Xinhua.

Na reunião, Shen Chunyao, director da Comissão de Assuntos Legislativos do Comité Permanente da ANP, apresentou um relatório sobre o projecto, de acordo com  a Xinhua.

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular reúne-se de dois em dois  meses, mas a reunião de três dias que arrancaram este domingo já é a segunda conduzida apenas no mês de Junho com objetivo de discutir o projecto.

O comitê deve aprovar o projecto de lei até terça-feira, dia em que termina o encontro.

A nova lei de segurança nacional suscita preocupação por parte de activistas pró-democracia do território vizinho e de alguns governos estrangeiros sobre a forma como Pequim está a corroer ainda mais a autonomia prometida quando a Grã-Bretanha devolveu o território à China em 1997 sob a égide do princípio “Um País, Dois Sistemas”.

A República Popular da China disse, no entanto, que o projecto de lei terá como alvo apenas um pequeno grupo de “agitadores”, uma vez que visa combater o separatismo, a subversão, o terrorismo e a interferência estrangeira em Hong Kong. Os detalhes do projecto de lei ainda não foram divulgados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.