“Dragões bebé” prontos para receber visitantes em gruta da Eslovénia

Três rara criaturas aquáticas conhecidas como “dragões bebé” estão por estes dias a serem preparadas para ser exibidas num aquário da gruta de Postojna, na Eslovénia, uma das maiores atracções turísticas do país.

Os animais que habitam na vasta rede de cavernas do pequeno país balcânico, oficialmente designados de proteus, têm pele rosada, são cegos, possuem um corpo esguio e magro e quatro patas. Os estranhos anfíbios vivem apenas nas galerias escuras das cavernas da região cárstica do sul da Europa.

A população local costumava acreditar que as criaturas, que às vezes eram vistas no exterior das grutas devido à subida das águas, eram crias de dragões que viviam nas cavernas.

Nas galerias da gruta de Postojna, a maior caverna da Europa que pode ser visita por turistas, os funcionários observaram o nascimento de crias de “proteus anguinus” em 2016: “Ficamos entusiasmados quando os ovos foram postos e, em seguida, fomos assaltados por milhares de dúvidas: como é que eles vão sobreviver, como é que os vamos alimentar, como é que os vamos proteger de infecções?” Marjan Batagelj, responsável por gerir Postojna, disse à Reuters.

“A ciência dizia-nos que as hipóteses de sobrevivência destes animais era de 0,5 por cento. Ainda assim, conseguimos  fazer com que 21 deles sobrevivessem”, acrescentou. Um total de 64 ovos foram postos em 2016.

As crias têm até 14 centímetros de comprimento e atingem 30 centímetros na idade adulta. O proteus pode sobreviver até 8 anos sem comida e viver mais de cem anos.

Um laboratório especial foi montado na caverna onde os animais estão a ser monitorizados antes de serem apresentados ao público.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.