Índia. Morreu yogi que esteve sem comer e beber durante 80 anos

Um yogi indiano que afirmava que não comia, nem bebia há 80 anos, morreu na terça-feira aos 90 anos, noticiou a agência AFP. A façanha reivindicada por Prahlad Jani esteve na origem de vários estudos médicos que surpreenderam alguns dos especialistas que o acompanharam.

Prahlad Jani, um asceta de barba longa e um pingente no nariz, morava na pequena cidade de Charada, no estado de Gujarat e garantia que não consumia nem água nem comida desde os 11 anos: “Morreu nesta terça-feira pela manhã, de velhice, em sua casa”, declarou à AFP Sheetal Chaudhary, vizinho do misterioso yogi.

Jani dizia que foi abençoado por uma deusa na sua infância e que a bênção lhe concedeu alguns poderes especiais: “Recebo o elixir da vida através do orifício de meu paladar, o qual me permite viver sem alimento nem água”, contou à AFP em 2003.

Não é cientificamente possível comprovar se o yogi nem água, nem alimentos durante oitenta anos. Para os médicos e cientistas, é impensável que o corpo humano possa aguentar um jejum tão longo.

O asceta criou uma pequena comunidade de fiéis e atraiu a atenção de investigadores. Equipas médicas indianas observaram-no em duas ocasiões, em 2003 e 2010.

Durante o segundo estudo, foi vigiado constantemente por câmaras, e permaneceu sem beber, comer, urinar ou defecar por duas semanas, o que gerou uma grande surpresa entre os especialistas que o observavam: “Este fenómeno é um mistério”, declarou um neurologista na altura.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.