Europol detecta burla de milhões em caso de venda de máscaras para a Alemanha

A Europol desfez, juntamente com a Interpol e polícias de outros países europeus, uma burla de milhões de euros ligada à venda de máscaras de protecção para as autoridades de saúde alemã, informou esta terça-feira este serviço europeu de polícia.

Uma nota da Europol refere que, em meados de Março, já em plena pandemia de covid-19, as autoridades sanitárias alemãs, através de duas empresas em Zurique (Suíça) e Hamburgo (Alemanha), tentaram adquirir 15 milhões de euros em máscaras de protecção, num negócio fora dos canais comerciais comuns e habituais, por forma a suprir a escassez global de suprimentos de protecção médica.

Assim, entraram em contacto com o que parecia ser um `site´ legítimo em Espanha, que dizia vender máscaras faciais. Contudo, sem o conhecimento dos compradores, este portal era falso, apesar de ter endereços de e-mail legítimos.

Por meio de correspondência por e-mail, a empresa declarou inicialmente ter 10 milhões de máscaras, tendo encaminhado os compradores para um revendedor supostamente confiável na Irlanda, tendo, por sua vez, o intermediário irlandês prometido colocá-los em contacto com um outro fornecedor na Holanda.

Alegando ter uma estreita relação comercial com a empresa holandesa, o intermediário garantiu que a firma a holandesa seria capaz de fornecer os 10 milhões de máscaras de protecção, tendo sido feito um acordo para uma entrega inicial de 1,5 milhões de máscaras, em troca de um pagamento adiantado de 1,5 milhões de euros.

Os compradores alemães iniciaram uma transferência bancária para a Irlanda e prepararam-se para o acto de entrega das máscaras, que envolvia 52 camiões e uma escolta policial para transportar as máscaras de um armazém na Holanda para o destino final na Alemanha.

Porém, pouco antes da data de entrega, os compradores alemães foram informados de que os fundos não tinham sido recebidos e que era preciso uma transferência de emergência de 880 mil euros directamente para o fornecedor holandês, por forma a garantir a mercadoria.

Segundo relata agora a Europol, os compradores realizaram a transferência bancária, mas as máscaras de proteçcão nunca chegaram, e, embora a empresa holandesa existisse de facto, o seu portal electrónico tinha sido clonado pelos burlões, não havendo qualquer registo oficial da ordem de compra.

Ao perceberem que tinham sido enganados, os lesados contactaram imediatamente o Banco na Alemanha, dando início a uma operação internacional para interceptar os fundos financeiros e seguir o rasto do dinheiro transferido para os burlões.

A Europol foi assim chamada a intervir no caso, tendo sido ainda mobilizados os membros da Rede Interinstitucional de Camden Asset Recovery (CARIN) e alertados os parceiros da Parceria Público-Privada Europol de Inteligência Financeira (EFIPPP).

O rápido alerta destes investigadores permitiu que o banco do Reino Unido conseguisse recuperar o valor total do dinheiro, tendo os fundos sido devolvidos à Holanda e confiscados pelas autoridades.

Paralelamente, a Interpol contactou as autoridades judiciárias em Dublin, bem como o banco da Irlanda, o que possibilitou a intervenção imediata do departamento de crimes económicos daquele país “congelasse” 1,5 milhões euros de uma conta e identificasse a empresa irlandesa envolvida.

Por seu lado, o serviço holandês de Informação e Investigação Fiscal localizou os 880 mil euros transferidos pelos alemães, muito embora quase 500 mil euros desses fundos tivessem já sido enviados para o Reino Unido, todos destinados a uma conta na Nigéria.

Esta operação Europol levou já a duas detenções na Holanda, continuando os investigadores a trabalhar em outras pistas, com o “apoio contínuo” dos seus parceiros, incluindo a Interpol.

A Europol é um serviço europeu de polícia, dedicado ao tratamento e intercâmbio de informação criminal, tendo por missão proteger as leis da União Europeia no âmbito do combate à criminalidade organizada, mais grave e complexa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infectou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infecção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.