Rápido crescimento de infectados em África preocupa União Africana

O director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) manifestou-se esta quinta-feira preocupado com o rápido crescimento de infectados com covid-19 no continente. África totaliza agora 11.400 casos e 572 mortos.

Durante um encontro online com a comunicação social a partir de Adis Abeba, na Etiópia, John Nkengasong disponibilizou os dados mais actualizados em África e abordou a estratégia para combater esta pandemia que, em todo o mundo, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas, das quais morreram mais de 87 mil.

Segundo John Nkengasong, África regista actualmente 11.400 casos em 52 países, com 572 mortos e 1.313 recuperados, estes últimos dados “animadores”.

O director do África CDC mostrou-se especialmente preocupado com “o rápido crescimento” da infecção neste continente, que somou 4.400 casos numa só semana: “Continuamos muito preocupados com a direcção e trajectória que o vírus está a ter em África”, disse.

John Nkengasong enumerou depois o “top cinco” dos países com mais infecções por covid-19, nomeadamente a África do Sul (1.800), Argélia (1.500), Egipto (1.500), Marrocos (1.200) e Camarões (650).

O responsável disse que a organização continua a trabalhar com a Comissão Europeia no sentido de responder da melhor forma à doença e assegurou que esta é uma batalha que só será vencida com trabalho em equipa.

Ressalvou a necessidade de ajuda clínica especializada e revelou que tem sido proporcionada formação online para profissionais em vários países do continente africano.

John Nkengasong, que começou a conferência de imprensa com um agradecimento à comunicação social pelo trabalho que tem desenvolvido nesta pandemia, apelou depois a que estes profissionais continuem a divulgar as medidas básicas de prevenção da doença, como lavar as mãos com sabão durante pelo menos 20 segundos e ficar em casa se registarem sintomas de gripe.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.