Coronavírus. Rebanho de cabras da caxemira invade cidade galesa

Um rebanho de cabras da caxemira invadiu uma estância balnear do País de Gales depois das medidas de contingência tomadas para combater a disseminação do coronavírus terem deixado as ruas da localidade vazias.

Os animais, que normalmente vagueiam livres num pontão das imediações da cidade que protege a estância balnear doMar da Irlanda, invadiram Llandudno, onde passaram os últimos dias a pastar em sebes e jardins.

A exemplo do que  tem sucedido noutros países afectados pela crise global do novo coronavírus, o Reino Unido impôs medidas rigorosas de distanciamento social, incluindo o encerramento de lojas e de escolas, e as autoridades estão a pedir a todos que fiquem em casa, excepto quando têm que efectuar deslocações essenciais.

Com as ruas de Llandudno anormalmente tranquilas, as cabras têm tido nos últimos dias liberdade para vaguear despreocupados. A vereadora Carol Marubbi disse à agência Reuters que normalmente as cabras não entram na cidade, a menos que as condições meteorológicas sejam más. Os animais, sustenta Marubbi, provavelmente terão percebido que algo incomum estará a acontecer por haver tão poucas pessoas por perto: “Acho que muito provavelmente o rebanho está a sentir-se um pouco solitários e vieram dar uma vista de olhos”, disse a responsável à agência Reuters por via telefónica.

As cabras de caxemira vivem no pontão de Great Orme desde os tempos da rainha Vitória, quando a espécie se tornou popular no Reino Unido, quando os xailes de caxemira se tornaram populares.

Marubbi diz que o rebanho, com cerca de uma centena e meia de animais, alguns dos quais tiveram filhotes em Fevereiro, são uma atracção local bem conhecida e que a maioria dos moradores não se importa com os estragos que infligem a sebes e jardins.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.