Indonésia declara estado de emergência, mas resiste ao confinamento

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, declarou esta  terça-feira o estado de emergência mas não impôs o confinamento generalizado apesar dos apelos no país, o quarto mais populoso do mundo e onde se multiplicam as infecções pelo novo coronavírus.

O Governo indonésio foi vivamente criticado por não ter imposto um confinamento estrito nas grandes cidades, incluindo a capital Jacarta, uma megalópole de 30 milhões de habitantes e onde foram detectados a maioria dos casos.

“Para ultrapassar o impacto da covid-19, optámos por um distanciamento social em larga escala”, revelou em conferência de imprensa o Presidente do país do sudeste asiático.

“Devemos extrair as lições das experiências de outros países, mas não podemos copiá-los porque cada país tem as suas próprias características”, acrescentou.

Os últimos dados oficiais referem-se a 1.528 infectados e 136 mortes. Mas estes números são considerados como provavelmente subestimados num arquipélago com mais de 260 milhões de habitantes que apenas efectuou alguns milhares de testes.

Na semana passada, o sindicato dos médicos indonésios advertiu que o alcance da pandemia é mais vasto face aos números oficiais e que a estratégia do Governo “está a fracassar”.

O governador de Jacarta, Anies Baswedan, afirmou que perto de 300 corpos de presumíveis, ou confirmadas, vítimas do novo coronavírus foram envolvidas em plásticos e enterradas rapidamente na cidade desde o início de Março, sugerindo um balanço mais pesado que o anunciado oficialmente. Baswedan pediu ainda um confinamento total da capital, até ao momento sem sucesso.

O Presidente não forneceu detalhes precisos sobre a instauração do estado de emergência, mas anunciou uma verba de 1,5 mil milhões de dólares suplementares (1,3 mil milhões de euros) de ajudas sociais e subsídios para os indonésios com rendimentos mais baixos.

Os analistas consideram que o Presidente indonésio está renitente na imposição de um confinamento que não seria acatado por dezenas de milhões de indonésios dependentes diariamente de um trabalho informal na maior economia do sudeste da Ásia.

Em paralelo, o Ministério da Lei e Direitos Humanos decretou a libertação antecipada de cerca de 30.000 prisioneiros no âmbito das medidas para conter a propagação do novo coronavírus nas superlotadas prisões do arquipélago.

A população abrangida representa cerca de 10 por cento dos 272.000 detidos do país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Dos casos de infecção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.