Macau. Ocupação hoteleira caiu para os 15 por cento em Fevereiro

A ocupação hoteleira em Fevereiro em Macau foi de 15 por cento, quando no mesmo período homólogo do ano passado foi de 91,9 por cento, anunciaram esta segunda-feira as autoridades do território.

A razão desta descida deve-se “ao decréscimo substancial do número de visitantes, originado pelo contínuo impacto gerado pelo surto epidémico causada pelo novo tipo de coronavírus”, indicou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Apenas 157.000 pessoas ficaram alojadas nos hotéis e pensões de Macau em Fevereiro, uma descida de 85,4 por cento em relação a igual período do ano anterior. Em Fevereiro de 2019, mais de um milhão de pessoas ficaram em hotéis e pensões no território.

Após a detecção de novos casos, as autoridades reforçaram as medidas de controlo e restrições fronteiriças, assim como a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias imposta a praticamente todos aqueles que entrem no território.

A taxa de ocupação média dos hotéis de 5 estrelas, que representam 10 por cento do total, foi aquela que mais diminuiu: em Fevereiro registaram uma diminuição de 84 pontos percentuais.

“As taxas de ocupação média dos hotéis de 2 estrelas (36,9 por cento) e das pensões (43,3 por cento) baixaram 33,8 e 22,3 pontos percentuais, respectivamente, tendo estes decréscimos sido relativamente mais baixos, sobretudo porque alguns quartos de hóspedes foram disponibilizados para fins de alojamento a trabalhadores não residentes” explicaram as autoridades.

A Direcção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau informou ainda que em Fevereiro o número de visitantes em excursões foi apenas de 200. Já o número “de residentes que viajaram para o exterior com recurso a serviços de agências de viagens correspondeu a 3.000, o qual baixou notavelmente, 98,1 por cento”.

As autoridades de Macau anunciaram esta segunda-feira mais um caso de contágio pelo novo coronavírus, elevando o número de infectados para 38 desde o início do surto do novo coronavírus.

Após Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infecção, nas últimas duas semanas foram identificados 28 novos casos, todos importados.

Em Fevereiro, Macau registou uma primeira vaga de 10 casos da covid-19, já todos com alta hospitalar.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 697 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 33.200.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.