Pacientes com doenças cardiovasculares mais afectados pelo novo coronavírus

As pessoas com doenças cardiovasculares crónicas são das mais afectadas pela covid-19, e o novo coronavírus pode também provocar problemas cardíacos a quem não os tinha antes de contrair a doença, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos.

“O novo coronavírus pode ter consequências fatais para as pessoas que têm doenças crónicas cardiovasculares, e pode causar danos cardíacos mesmo aos pacientes sem antecedentes”, lê-se no relatório feito pelo Centro de Ciência Médica de Houston, da Universidade do Texas.

Os efeitos nefastos de doenças virais, como a covid-19, já eram conhecidos ao nível das infecções respiratórias que podem dar origem a danos nos pulmões, e até mesmo levar à morte, nos casos mais graves.

Mas, os conhecimentos dos efeitos sobre o sistema cardiovascular deste tipo de vírus ainda eram escassos: “É provável que, mesmo na ausência de anterior doença cardiovascular, o músculo do coração possa ser afectado pelo coronavírus”, salientou Mohammad Madjid, o cientista que liderou o estudo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do novo coronavírus, já infectou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25.000.

Portugal registava na sexta-feira 76 mortes associadas ao novo coronavírus, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infectados subiu para 4.268.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.