Já são mais de 2400 os que cumprem quarentena em hotéis

Mais de 2.400 pessoas estão de quarentena em unidades hoteleiras convertidas em centros de isolamento no território  como medida preventiva face ao surto da covid-19, anunciaram este sábado as autoridades locais. 

A este valor somam-se ainda centenas de pessoas em isolamento domiciliário, indicaram as autoridades de Macau durante a conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Na sexta-feira, mais 152 pessoas chegaram a Macau, 106 dos quais estudantes, tendo seguido directamente para os hotéis designados pelo Governo.

Durante o dia de sábado terão chegado mais 145 residentes ao território. 

O Governo de Macau juntou mais um hotel – o Grand Sheraton Macau – à lista de unidades hoteleiras transformadas em centros de quarentena, elevando assim o total para 12 hotéis para observação médica de 14 dias: “Estão actualmente reservados 2.000 quartos na área especial de isolamento criada no Hotel Grande Sheraton Macau. O Governo fará uso, para já, de 500 quartos para observação médica em regime de isolamento, procedendo depois a ajustamentos de acordo com a necessidade”, lê-se num comunicado divulgado pelo Governo.

As lojas e os casinos deste enorme complexo vão continuar em funcionamento, explicaram ainda as autoridades.  Até agora, as autoridades tinham tido dificuldades para encontrarem espaços que possam acomodar milhares de pessoas que regressam ao território e que estão obrigadas a cumprir uma quarentena de 14 dias.

A lacuna levou, no início da semana, o Chefe do executivo, Ho Iat Seng, a avisar as operadoras que exploram o jogo em Macau e possuem ‘resorts’ integrados a responderem ao desafio da responsabilidade social.

Ainda na conferência de imprensa deste sábado, as autoridades indicaram que dos 3.459 casos suspeitos em Macau, 3.411 foram excluídos pelas autoridades, com onze à espera de resultados de análises.

Nas últimas 24 horas foram efectuados 518 testes, sublinharam as autoridades de saúde.

Macau registou Deus de o início da noite de sexta-feira três novos casos importados do novo coronavírus, elevando para 37 o número de infectados desde o início da epidemia.

Após Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infecção, nos últimos 13 dias foram identificados 25 novos casos, todos importados.

Em Fevereiro, Macau registou uma primeira vaga de 10 casos da covid-19, já todos com alta hospitalar. Após a detecção de novos casos, as autoridades reforçaram as medidas de controlo e restrições fronteiriças, assim como a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias imposta a praticamente todos aqueles que entrem no território.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Dos casos de infecção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na República Popular da China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 318 mil infectados e mais de 18 mil mortos, é aquele onde está a surgir actualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 9.134 mortos em 86.498 casos registados até quinta-feira.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 4.858, entre 64.059 casos de infecção confirmados até este sábado, enquanto os Estados Unidos são desde quinta-feira o que tem maior número de infectados: mais de 94 mil.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.