Vietname. Ordenado o encerramento do comércio não essencial

O governo do Vietname ordenou esta sexta-feira o encerramento de todo o comércio não essencial durante pelo menos duas semanas para conter a propagação do novo coronavírus. O primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, disse que os centros comerciais, restaurantes, bares e outro comércio que não dá resposta a necessidades básicas deve encerrar a partir da meia-noite.

Também estão proibidas concentrações de mais de 20 pessoas.

O chefe do governo também incentivou as empresas a permitirem que os funcionários trabalhem a partir de casa, se tal for possível.

Apesar da medida entrar em vigor apenas à meia-noite, as ruas normalmente movimentadas da zona antiga de Hanói estavam esta sexta-feira à tarde bastante tranquilas.

Kim Anh, dona de uma loja, disse que o encerramento vai prejudicar a economia, mas é necessário nesta altura crucial do combate à epidemia, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press. A mulher estava a vender máscaras em frente à sua loja de seda e lembranças.

O Vietname já encerrou as escolas e cancelou os festivais e eventos desportivos.

O país conta com 153 casos do novo coronavírus. No balanço incluem-se 20 pessoas que já foram curadas e tiveram alta hospitalar.

Em quarentena estão 60.000 pessoas que entraram no Vietname vindas de países com a epidemia ou tiveram contacto com pessoas infectadas, segundo o Ministério da Saúde.

 O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 540.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25.000.

Depois de surgir na República Popular da China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 292.000 infectados e quase 16.000 mortos, é aquele onde está a surgir actualmente o maior número de casos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.