Ho Iat Seng recebeu representantes da Comissão Solidária de Macau

O Chefe do Executivo de Macau manifestou a sua solidariedade ao Governo e aos profissionais de saúde de Portugal. Ho Iat Seng expressou ainda o pleno apoio do Governo da RAEM à iniciativa da sociedade civil que foi esta terça-feira lançada e que tem por finalidade enviar para os profissionais de saúde de Portugal a maior quantidade possível de material de protecção: 

Ho Iat Seng recebeu na Sede do Governo um grupo de representantes da Comissão Solidária de Macau. A reunião serviu para que as duas partes trocassem impressões sobre a actual situação da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus em Portugal. O exemplo de Macau, consideram ambas as partes, pode ajudar a debelar o impacto do novo coronavírus em Portugal. Em Macau foram registados numa primeira fase dez diagnósticos positivos para o novo coronavírus sem que nenhum profissional de saúde tenha contraído covid-19. Actualmente encontram-se hospitalizados 16 pacientes com o novo coronavírus, todos relativos a casos importados.

A Comissão Solidária de Macau é composta por representantes de 17 associações e instituições de matriz portuguesa de Macau, numa iniciativa que conta com o apoio institucional do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong e da AICEP Portugal Global e que tem no BNU o seu parceiro operacional .

A Comissão surge como resposta à rápida disseminação do novo coronavírus em Portugal. Na reunião, o chanceler do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Manuel Ricardo da Silva, destacou que a comunidade portuguesa está muito agradecida ao Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) pelo esforço envidado na luta contra a epidemia. 

O responsável transmitiu ainda ao líder do Governo a preocupação da comunidade portuguesa radicada em Macau com a situação no país, nomeadamente com a escassez de material de protecção. 

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social, Ho Iat Seng manifestou a sua solidariedade ao Governo e aos profissionais de saúde de Portugal. O Chefe do Executivo exprimiu ainda o pleno apoio do governo da RAEM a esta Comissão. 

O Chefe do Executivo garantiu ainda que o Governo se vai empenhar ao máximo e desenvolver todos os esforços para lidar com a epidemia e cuidar bem dos residentes de Macau. Em conjunto com a comunidade portuguesa de Macau vai ajudar Portugal na prevenção e combate à epidemia, adianta o comunicado. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.