Timor-Leste entra no mapa global da pandemia

A ministra interina da Saúde timorense anunciou este sábado que Timor-Leste registou o primeiro caso positivo do novo coronavírus. Élia dos Reis Amaral explicou que o doente está sob vigilância médica e em quarentena.

“Já temos um caso confirmado positivo de Covid-19 em Timor-Leste. É uma pessoa que veio do estrangeiro. Está em isolamento e quarentena”, disse à Lusa Élia dos Reis Amaral.

“Os testes foram feitos na Austrália e recebemos os resultados”, disse.

A pessoa apresenta sintomas ligeiros e as autoridades timorenses agiram para minimizar o risco de contágio, acrescentou a governante.

O Ministério da Saúde pediu entretanto calma à população do país perante o primeiro caso confirmado positivo da Covid-19 em Timor-Leste, referindo numa mensagem no Facebook que se trata de um cidadão estrangeiro: “Informamos o público em Timor-Leste que o caso positivo é um estrangeiro. O paciente está seguro e sob monitorização da equipa de saúde”, refere a curta mensagem.

O apelo surge depois de alguma confusão entre o primeiro caso confirmado este sábado e um caso suspeito de um cidadão timorense, reportado na sexta-feira.

Fontes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram à agência Lusa que se trata de dois casos diferentes e não relacionados.

No que se refere ao caso suspeito os testes foram enviados para a Austrália e esse resultado ainda não é conhecido. A nacionalidade do cidadão estrangeiro não foi publicamente divulgada, mas a agência Lusa confirmou que não se trata de um cidadão português.

Desde que a notícia foi confirmada evidenciou-se uma afluência maior do que o normal aos supermercados em Díli.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.