Coronavírus. Serviços de Saúde confirmam 18º caso de infecção

Macau tem mais um doente com a pneumonia causada pelo novo coronavírus, o que eleva para 18 o número total de casos confirmados no território. O novo caso de contágio foi este sábado anunciado pelas autoridades locais. 

Em comunicado, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus informou que se trata de uma mulher de 50 anos, proveniente de Nova Iorque e que chegou no sábado de manhã à vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, num voo da companhia Cathay Pacific.

“Na chegada ao posto fronteiriço da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, foi detectado no controlo de temperatura e encaminhado para a urgência especial” do Centro Hospitalar Conde de São Januário, acrescentou.

A patologia foi detectada no resultado do teste viral de ácido nucleico, indicaram as autoridades do território, numa nota de imprensa. 

A RAEM registou uma primeira vaga de dez casos em Fevereiro, que já tiveram alta hospitalar. Após 40 dias sem novos casos, esta semana já foram identificadas oito pessoas infectadas, o que levou as autoridades a reforçarem medidas de controlo e restrições fronteiriças.

Desde a passada quinta-feira só é possível a entrada de residentes de Macau, Hong Kong, Taiwan e China continental. Mesmo estes passaram a estar sujeitos a uma quarentena obrigatória de duas semanas, caso tenham estado nos 14 dias anteriores em qualquer território ou país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do novo coronavírus, já infectou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na República Popular da China, em Dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir actualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 4.032 mortos em 47.021 casos. De acordo com as autoridades italianas, 5.129 dos infectados já estão curados.

Vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.