Coreia do Norte realizou teste de mísseis de curto alcance

A Coreia do Norte lançou na sexta-feira à noite dois mísseis de curto alcance, disseram este sábado oficiais militares sul-coreanos, comentando aquele que é o terceiro teste deste tipo que Pyongyang realizou em Março.

Os mísseis foram disparados pouco antes das 7:00 horas locais (22:00 em Lisboa) a partir da zona noroeste do país e cobriram uma distância de cerca de 410 quilómetros, antes de caírem nas águas do Mar do Japão, de acordo com a chefia do Estado-Maior da Coreia do Sul: “Os nossos militares estão a monitorizar a situação caso existam lançamentos adicionais”, disse a mesma fonte em comunicado divulgado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

As autoridades sul-coreanas e americanas estão “a analisar outros detalhes” dos lançamentos, acrescentou a mesma fonte, considerando que se trata de um “acto altamente inapropriado” no actual contexto de combate à nova pandemia de coronavírus.

Esta é a terceira vez que a Coreia do Norte realiza um teste de artilharia em Março, mês em que retomou este tipo de acções após três meses sem lançar nenhum projéctil.

Pyongyang realizou 13 testes de armas em todo o ano de 2019, um ano marcado pelo fracasso da Cimeira de Hanói, na qual Washington considerou insuficiente a oferta norte-coreana de desarmamento no âmbito das negociações bilaterais sobre desnuclearização, recusando levantar sanções económicas.

Desde então, as conversações sobre a desnuclearização do regime permaneceram suspensas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.