Todos contra o Covid 19

Em plena pandemia, numa altura em que a incerteza quanto ao futuro paira sobre cada um de nós, há uma lição que devemos retirar do meio de tanta desorganização: não estávamos preparados. Ao menosprezarmos o inimigo, poderoso e invisível, desde o início, facilmente se fazia adivinhar que pouco a pouco, os pontos fracos do nosso sistema nacional de saúde seriam  rapidamente expostos.

Jorge Sales Marques

Pediatra em Macau

A falta de equipamento de protecção pessoal, de material de apoio nos cuidados intensivos, nomeadamente de ventiladores, a escassez de máscaras para esta situação concreta, são apenas alguns exemplos. Hoje já é possível aferir que quase tudo funcionou mal. Basta ver e ouvir os relatos dos colegas na linha da frente. Mas este não é o momento para continuar a bater nos erros do passado. Estes erros devem ficar registados para não serem repetidos de novo, até porque novas pandemias virão num futuro próximo. 

Neste momento, é imperativo trabalhar em conjunto e atacar o inimigo pela sua vertente mais fraca: a ausência de pessoas para se replicar . Unindo esforços e cumprindo as recomendações, ficando em casa, evitamos a propagação do vírus.

Num desafio de futebol o que permanece na memória futura, de todos e de cada um de nós, é o resultado final e não qual das equipas jogou melhor ou qual jogou pior. Neste momento, é imperativo trabalhar em conjunto e atacar o inimigo pela sua vertente mais fraca: a ausência de pessoas para se replicar . Unindo esforços e cumprindo as recomendações, ficando em casa, evitamos a propagação do vírus. Portugal é um país habituado ao sofrimento, mas o povo português foi, é e será lutador nas horas difíceis. Encontra forças para se voltar a erguer. Os profissionais de saúde não querem nem devem ser os únicos intervenientes nesta batalha contra o vírus. Somos todos nós. Não queremos ser heróis sozinhos, porque se não cumprirem estritamente as orientações, o nosso trabalho será inglório. Ninguém ganha a guerra contra o novo coronavírus lutando sozinho. Necessitamos do vosso apoio para que este mal desapareça das nossas vidas no mais curto espaço de tempo.

Nenhum vírus nos irá derrubar, se estivermos unidos contra o mesmo inimigo. 

Texto publicado pelo autor na sua página pessoal da rede social Facebook e aqui publicado com sua autorização expressa.)

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.