Trump quer vacina em exclusivo para os Estados Unidos, escreve imprensa alemã

O Presidente norte-americano, Donald Trump, está a tentar, com elevados incentivos económicos, garantir para os Estados Unidos o direito exclusivo de uma potencial vacina contra o coronavírus, na qual trabalha um laboratório alemão. A notícia foi este domingo avançada pelo jornal “Welt am Sonntag”.

Segundo o semanário, trata-se da empresa CureVac, com sede na cidade de Tubingen, no sul do país, que, em colaboração com o Instituto Paul Ehrlich para Vacinas e Medicamentos Biomédicos, está a trabalhar na elaboração de uma possível vacina.

O jornal, que se baseia em informações de círculos próximos do Governo alemão, assegura que representantes do executivo germânico estão a negociar agora com a CureVac para evitar que Trump fique com os direitos exclusivos de uma potencial vacina.

Trump está a fazer tudo o que é possível para conseguir uma vacina para os Estados Unidos, “mas precisamente só para os Estados Unidos”, escreve o semanário dominical, citando fontes próximas do executivo alemão.

O governo alemão está “muito interessado em que se desenvolvam vacinas e princípios activos contra o novo coronavírus também na Alemanha e na Europa”, confirmou um porta-voz do Ministério da Saúde ao “Welt an Sonntag”, sublinhando, neste sentido, que o executivo mantém intensas conversações com a empresa CureVac.

A empresa recusou fazer declarações sobre esta suposta “indirecta, mas manifesta, disputa comercial”, segundo o jornal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.