A ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, anunciou esta sexta-feira que há quatro novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Portugal, três no norte do país e um em Lisboa. No total, Portugal regista já 13 diagnósticos positivos para o Covid-19.
“Destes quatro novos casos, três são no Norte e têm ligação epidemiológica a casos anteriores” e a Itália, disse Marta Temido aos jornalistas após uma reunião dos ministros da Saúde da União Europeia, em Bruxelas.
Marta Temido precisou que três destes casos estão a ser acompanhados no centro hospitalar de São João, no Porto, enquanto o outro é acompanhado no centro hospitalar de Lisboa Central: “Continuamos com uma identificação da ligação epidemiológica dos casos […], o que nos permite identificar a existência de casos e nos dá confiança de não haver ainda transmissão livre na comunidade”, concluiu a ministra da Saúde.
O surto de Covid-19 – a doença provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infecções respiratórias graves, como pneumonia – emergiu em Dezembro na República Popular da China e já provocou 3.385 mortos e infectou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios. Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.
Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
Leave a Reply