Arábia Saudita proíbe cidadãos de cinco países de entrarem em Meca e Medina

A Arábia Saudita proibiu na sexta-feira cidadãos de países-membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) de entrar nas cidades sagradas de Meca e Medina, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Trata-se de uma “suspensão temporária” aplicável a nacionais de Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kuwait, mas o ministério não especificou se a proibição também se aplica aos cidadãos sauditas, já que Riade também é membro do Conselho de Cooperação do Golfo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aumentou na sexta-feira para “muito elevado” o nível de ameaça do novo coronavírus, que já infectou cerca de 79.000 pessoas na República Popular da China e mais de cinco mil no resto do mundo.

O director-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os epidemiologistas da OMS acompanharam em permanência os desenvolvimentos da infecção por SARS-CoV-2, doença denominada Covid-19, e foi decidido aumentar a avaliação do risco de propagação e do risco de impacto para o nível mais alto.

Tedros Adhanom Ghebreyesus avançou ainda que mais de 20 vacinas estão a ser desenvolvidas em todo o mundo e que vários produtos terapêuticos estão a ser testados, sendo os primeiros resultados esperados em “algumas semanas”.

Se a República Popular da China era até há recentemente o único foco mundial do novo coronavírus, o risco multiplicou-se com o surgimento de novos casos em países como a Coreia do Sul, o Irão e a Itália.

De acordo com a OMS, cerca de 50 países estão agora afectados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.