Coronavírus. Andaluzia regista o primeiro caso, Catalunha o segundo

As autoridades de saúde da Andaluzia, no sul de Espanha, confirmaram esta quarta-feira o primeiro caso de infecção por Covid-19 na região, precisando que se trata de um paciente que foi admitido num hospital em Sevilha.

A informação foi confirmada pela Secretaria regional de Saúde à agência espanhola EFE. A pessoa em questão está internada no Hospital Virgen del Rocío de Sevilha e está a receber tratamento.

Após a confirmação do caso, o comité consultivo para o novo coronavírus na Andaluzia reuniu-se durante a  tarde. Espanha está entre os países com nível de risco “moderado” de contágio desde a passada segunda-feira (dia 24) após a progressão do novo coronavírus em Itália e o caso de um turista italiano que esteve hospedado num hotel em Adeje, em Tenerife. A situação levou ao isolamento de cerca de mil turistas alojados naquela unidade hoteleira por indicação das autoridades sanitárias.

O Ministério da Saúde espanhol, através do director do Centro de Coordenação de Alertas e de Emergências Sanitárias, Fernando Simón, anunciou que o nível de risco “moderado” será mantido, de forma a garantir a identificação precoce de eventuais casos no país, que já contabiliza um total de 10 casos de infecção.

Este número global já contabiliza o caso detectado na Andaluzia e um segundo caso de infecção confirmado na Catalunha: um jovem de 22 anos que recentemente viajou para Itália.

Em declarações em Madrid, Fernando Simón assinalou que o risco é moderado, realçando, no entanto, que não é uma situação aplicada a todo o país e que nas zonas onde não há casos positivos o risco é baixo.

Os novos casos na Andaluzia e na Catalunha ainda não eram conhecidos quando Fernando Simón prestou declarações na capital espanhola.

Na altura, o responsável indicou que os casos de infecção confirmados em Espanha tinham sido todos importados, enumerando as zonas afectadas: quatro em Tenerife, um em Castellón, dois em Madrid e outro em Barcelona.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.