Xi Jinping agradece a generosidade de Bill Gates

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, agradeceu este sábado numa carta à fundação Bill e Melinda Gates pelo financiamento “generoso”, de 100 milhões de dólares, na luta contra o novo coronavírus, anunciou a imprensa estatal chinesa.

A fundação criada pelo milionário norte-americano e a mulher comprometeu-se no início de Fevereiro a investir 100 milhões de dólares para ajudar organizações sanitárias, governos e o sector privado nos esforços para acabar com a epidemia de coronavírus.

“Aprecio muito a demonstração de generosidade da fundação Bill e Melinda e o vosso testemunho de solidariedade para o povo chinês é um momento importante”, indicou o presidente Xi numa carta, de acordo com a agência oficial Xinhua.

A China atravessa um “momento crítico” na luta contra a epidemia do coronavírus, que já provocou mais de 2.300 mortos e infectou mais de 76.000 pessoas no país, insistiu o chefe de Estado.

Medidas drásticas de contenção foram impostas a dezenas de milhões de chineses, juntamente com estritas restrições de tráfego na China: “Estas medidas excepcionais levaram a resultados substanciais”, disse Xi.

O número diário de novos casos de contaminação pelo novo coronavírus na China caiu este sábado, com apenas cerca de 400 casos adicionais confirmados em 24 horas, em comparação com quase 900 na sexta-feira.

Dos 100 milhões de dólares prometidos pela fundação Gates, 20 milhões de dólares serão destinados a instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), os Centros Americano e Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, bem como à Comissão Nacional de saúde na China.

Outros 20 milhões de dólares serão destinados às autoridades de saúde pública em países da África Subsaariana e do Sudeste Asiático, regiões mal preparadas para lidar com a epidemia e até 60 milhões de dólares serão gastos em pesquisa de vacinas, tratamentos e meios de diagnóstico.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.