Ministros da Saúde da União Europeia vão discutir evolução do surto epidémico

Os ministros da Saúde dos 26 países da União Europeia (UE) agendaram um conselho extraordinário para a próxima quinta-feira. A iniciativa tem por objectivo discutir a evolução do coronavírus chinês, que já infectou 26 pessoas no espaço comunitário, foi na sexta-feira anunciado.

Uma fonte de Bruxelas disse à agência Lusa que em causa está um encontro extraordinário ao nível do Conselho de Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO), que se realiza na quinta-feira de manhã, na capital belga.

Entretanto, o Conselho da União Europeia confirmou a reunião em comunicado, precisando que “os ministros da Saúde trocarão pontos de vista e adoptarão conclusões sobre o surto do novo coronavírus”.

Portugal deverá ser representado na ocasião pela ministra da Saúde, Marta Temido. Dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, consultados pela agência Lusa, indicam que, até ao momento, já foram registados 26 casos na União Europeia, a maioria dos quais importados da República Popular da China.

Em causa estão 13 casos na Alemanha (dois importados, 11 adquiridos localmente), seis casos em França (cinco importados, um adquirido localmente), três casos em Itália (todos importados), um caso na Bélgica (importado), um caso na Finlândia (importado), um caso em Espanha (importado) e um caso na Suécia (importado).

Estes casos na União Europeia foram detectados entre o dia 25 de Janeiro e sexta-feira. A estes acrescem três casos no Reino Unido (três importados), país que entretanto deixou de pertencer à União Europeia, mas ainda consta dos dados deste organismo de saúde europeu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.