Estratégia da China é garantia de amanhãs sorridentes, diz Ho Iat Seng

O chefe do Executivo, Ho Iat Seng, disse esta sexta-feira no discurso por ocasião do Ano Novo Lunar que a estratégia nacional da República Popular da China renova a esperança sobre o futuro do território.

“Temos novas esperanças (…) porque existem bases sólidas alicerçadas ao longo dos 20 anos desde a reunificação, porque desfrutamos das oportunidades proporcionadas pelas grandes estratégias nacionais”, pode ler-se na mensagem de Ho Iat Seng.

O governante refere-se a dois projectos de Pequim. Um deles é a iniciativa “Uma faixa, uma rota”, que prevê a criação de uma malha ferroviária e auto-estradas a ligar a região oeste do país à Europa e Oceano Índico, cruzando Rússia e Ásia Central, e uma rede de portos em África e no Mediterrâneo, que reforçarão as ligações marítimas das prósperas cidades do litoral chinês.

 O outro é o projecto da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial que incluiu Macau, Hong Kong e nove cidades da província chinesa de Guangdong, com cerca de 70 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) que ronda os 1,1 biliões de euros, maior do que o PIB da Austrália, Indonésia e México, países que integram o G20.

O chefe do Governo destacou também que essa esperança é reforçada pelo facto de o princípio “Um país, dois sistemas”, que garante a autonomia do território, estar a ser “prosseguido de forma plena e precisa”.

Ho Iat Seng disse ainda estar “profundamente consciente de que o desenvolvimento da economia, a melhoria das condições de vida dos residentes, a manutenção da estabilidade e da harmonia sociais e da multiculturalidade são fundamentais para uma vida cada vez mais feliz, bela e tranquila e aspirações comuns de toda a população de Macau”.

A satisfação das exigências e expectativas da população, frisou, “dependem do constante aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Administração Pública e da contínua elevação do nível da governação”. Razão pela qual, concluiu, é preciso criar “uma economia próspera e diversificada” em Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.