Kung hei, coronavírus hei. Macau cancela celebrações do Ano Novo Lunar

O Governo cancelou esta quinta-feira as celebrações do Ano Novo Lunar para evitar a transmissão do novo coronavírus, responsável por uma pneumonia severa que já causou a morte a 17 pessoas entre as mais de meio milhar infectadas.

A informação foi prestada inicialmente pela Direcção dos Serviços de Saúde e confirmada ao início da tarde pelo chefe do Executivo, Ho Iat Seng, depois de ter sido identificada uma segunda pessoa infectada com o novo tipo de coronavírus. O novo paciente é um homem de 66 anos, que, à semelhança do primeiro caso – uma mulher de 52 anos – também é oriundo de Wuhan. Actualmente em regime de isolamento, ambos os casos são considerados pacientes de alto risco.

O surto surge numa altura em que milhões de chineses viajam, por ocasião do Ano Novo Lunar. Segundo o Ministério dos Transportes chinês, o país deve registar um total de três mil milhões de viagens internas durante os próximos 40 dias.

Em Macau – que este ano recebeu quase 40 milhões de turistas e é um destino muito procurado pelos chineses no Ano Lunar – estavam programadas duas sessões da Parada de Celebração do Ano do Rato, um evento comemorativo do Festival da Primavera no primeiro dia das festividades, na sexta-feira, nas Ruínas de S. Paulo e no Largo do Senado, bem como um desfile do dragão gigante dourado.

Menos de 24 horas após a Direcção dos Serviços de Turismo ter elencado uma série de medidas de prevenção para reduzir o risco de contágio, as actividades foram canceladas.

O mais de meio milhar de casos registados têm alimentado receios sobre uma potencial epidemia, semelhante à da pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Fora da China continental, foram confirmados casos do novo coronavírus na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Estados Unidos, Taiwan, Hong Kong e Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.