Hong Kong. Activista pró-democracia detido

Um conhecido  activista pró-democracia da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong foi preso pela polícia, disse a organização à qual ele pertence esta segunda-feira, depois de uma manifestação que ele ajudou a organizar no domingo se ter tornado violenta. A polícia, recorde-se, disparou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

Ventus Lau foi preso no domingo à noite sob a acusação de “obstruir a administração policial” e violar os termos estabelecidos quando foi dada a autorização para que a manifestação se realizasse, disseram as autoridades da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong em comunicado.

Os organizadores inicialmente solicitaram autorização – conhecida como carta de não-objecção- para organizar uma marcha, mas a polícia autorizou apenas uma manifestação estática num dos jardins públicos da antiga colónia britânica.

Mas conforme a multidão se espalhou pelas artérias contíguas, alguns manifestantes bloquearam as vias, montando barricadas com recurso a guarda-chuvas, cones de trânsito e outros objectos.

A polícia  determinou o fim do protesto e começou a dispersar a multidão: “Foram os actos violentos dos desordeiros que levaram à suspensão da reunião”, disse o superintendente da polícia de Hong Kong, Ng Lok-chun a jornalistas.

“O organizador violou o acordo estabelecido na carta de não-objecção, fracassou em ajudar a manter a ordem durante o certame. É por isso que prendemos o senhor Lau”, explicou o responsável.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.