Facebook pede desculpa por tradução “escatológica” do nome de Xi Jinping

A rede social Facebook pediu este domingo desculpa pela constrangedora tradução do nome do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que apareceu na transcrição automática do birmanês para o inglês como sendo “Mr. Shithole”, qualquer coisa como “Senhor Buraco do Cu”.

“Resolvemos um problema relacionado com as traduções entre o birmanês e o inglês e estamos a trabalhar para identificar a causa do problema para garantir que tal não volte a acontecer”, disse a empresa de tecnologia num comunicado divulgado no sábado, no qual pede desculpas às autoridades chinesas.

A tradução que está na origem do constrangedor episódio foi divulgada em vários perfis dos meios de comunicação social birmaneses e até mesmo da Conselheira de Estado,  a Prémio Nobel da Paz Aung Saan Suu Kyi. No entanto, neste domingo, a possibilidade de traduzir os textos automaticamente tinha já sido desactivada.

No sábado, Xi e Suu Kyi assinaram várias dezenas de tratados, a maioria deles relacionada com projectos de construção de infraestrutura que a China financia e vai erguer no Myanmar. Durante a visita de dois dias, o chefe de Estado chinês também se encontrou em Naipyidaw com o presidente birmanês, Win Myint, e com o chefe do Exército, Min Aung Hlaing.

O Facebook é a rede social de maior sucesso na Birmânia, com quase 20 milhões de utilizadores entre os 53 milhões de habitantes do país. É através do Facebook que muitos dos birmaneses  acompanham as notícias.

Em Novembro de 2018, os responsáveis pela rede social admitiram publicamente erros na tentativa de combater a  disseminação de mensagens de ódio contra a minoria Rohingya, perseguida pelo país, e anunciaram a contratação de mais tradutores. Desde então, a empresa americana fechou centenas de perfis, grupos e contas, incluindo a do chefe do exército, Min Aung Hlaing.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.