Empresas europeias temem impacto de acordo comercial China-EUA

A Câmara de Comércio da União Europeia na República Popular da China mostrou-se na quinta-feira preocupada com a possibilidade da promessa de Pequim de importar 200.000 milhões de dólares em bens norte-americanos poder vir a resultar numa quebra das importações chinesas de produtos europeus.

“[O acordo parcial China – Estados Unidos) possivelmente vai afectar as nossas exportações para a China”, afirmou o presidente da Câmara, Jörg Wuttke, numa conferência de imprensa realizada em Pequim, alertando para o facto de os compromissos assumidos por Pequim poderem levar a que substitua produtos europeus por norte-americanos.

Segundo o acordo assinado na quarta-feira, em Washington, a República Popular da China comprometeu-se a importar 200 mil milhões de dólares (quase 180 mil milhões de euros) adicionais em bens oriundos dos Estados Unidos da América, nos próximos dois anos, incluindo produtos agrícolas e bens manufacturados, para reduzir o deficit comercial entre os dois países.

Em 2018, os Estados Unidos da América exportaram mercadorias no valor de 120.000 milhões de dólares para a China: “Os Estados Unidos da América sempre defenderam a concorrência e a abertura e é muito interessante ver que agora dizem à China o que comprar e onde comprá-lo. (…) De repente, o líder do mundo livre começa a tornar-se num sistema parecido com o chinês”, observou Wuttke.

“É irónico”, acrescentou.

Embora tenha comemorado as “boas notícias” que marcaram o fim da “espiral negativa” na guerra comercial entre China e EUA, o representante das empresas europeias no país asiático reiterou as críticas a este novo contexto de um “comércio direccionado”, que na sua opinião “reescreve a globalização”.

As dúvidas da Câmara também abordam partes específicas do acordo, que incluem, por exemplo, um aumento das importações de aço dos EUA, um sector no qual a República Popular da China tem já um problema de superprodução.

Wuttke comemorou, no entanto, as palavras “muito encorajadoras” do vice-primeiro-ministro chinês Liu He, que disse em Washington que o acordo não afectará países terceiros: “Isto indica que talvez a China não esteja disposta a ser forçada a comprar apenas produtos norte-americanos, que queira manter o seu direito de obter os melhores e mais competitivos produtos no mercado global”, disse.

Em relação ao futuro da guerra comercial, o líder da Câmara lembrou que o “verdadeiro desafio” é a luta pelo domínio tecnológico: “Há uma tremenda pressão dos Estados Unidos sobre os negócios europeus, no sentido, por exemplo, de excluir as redes de quinta geração do [grupo chinês] Huawei”.

O representante disse, no entanto, que a Europa, tal como a China, “não gosta que lhe digam onde e o que deve comprar”.

O vice-presidente da agência, Jens Eskelund, lembrou ainda que a Europa é a principal fornecedora de tecnologia para a República Popular da China, uma questão sobre a qual Wuttke acrescentou: “Os nossos membros sofrem com a guerra comercial porque a maioria opera na China para vender na China. Vendemos para muitos exportadores chineses, muitos de nós fomos afectados pelo aumento das taxas alfandegárias”.

O acordo parcial China – EUA não anula a maior parte das taxas punitivas impostas pelos EUA sobre 360 mil milhões de dólares (323 mil milhões de euros) de produtos importados da China e exclui reformas profundas no sistema económico chinês, incluindo a atribuição de subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

Os Estados Unidos vão, assim, manter taxas alfandegárias adicionais de 25 por cento sobre 250 mil milhões de dólares (quase 225 mil milhões de euros) de bens importados da China e de 7,5 por cento sobre mais 120 mil milhões de dólares (quase 110 mil milhões de euros).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.