Coronavírus. Dois casos sob avaliação clínica no Conde de São Januário

A Direcção dos Serviços de Saúde anunciou no fim-de-semana que está a acompanhar o desenvolvimento do quadro clínico de dois pacientes que recorreram aos hospitais do território com sintomas de febre depois de se terem deslocado a Wuhan, cidade continental onde foi identificado um novo tipo de coronavírus. Os dois pacientes, um homem de 22 anos e uma mulher de 37, viajaram recentemente para a capital da província de Hubei.

Um residente de Macau, de 22 anos, deu entrada no Hospital Kiang Wu no sábado, com febre e sintomas de uma eventual infecção do tracto respiratório, três dias depois de ter feito a viagem de avião entre a cidade continental de Wuhan e a RAEM. A informação foi este domingo avançada pela Direcção dos Serviços de Saúde, que adianta ainda que o paciente foi submetido a  um “teste aprofundado de forma a excluir a possibilidade de pneumonia de origem desconhecida de Wuhan”.

Os resultados das análises laboratoriais de despistagem dos vírus respiratórios comuns revelaram-se negativos. O residente, de 22 anos, encontrava-se ao final do dia de domingo internado, em isolamento, no Centro Hospital Conde de São Januário. Apesar da cautela, os Serviços de Saúde garantem que o estado clínico do jovem “é considerado estável, sem manifestação de pneumonia”.

No sábado, uma mulher de 37 anos, foi internada no Centro Hospitalar Conde de São Januário após ter regressado da capital da província continental de Wuhan. A mulher, que se encontra também em situação de isolamento hospitalar, não tem febre, nem pneumonia e encontra-se em estado clínico estável.

Desde o início do ano e até ao final do dia de domingo, as instituições clínicas do território registaram uma dezena de casos suspeitos de infecção do trato respiratório, detectados em pacientes que estiveram na cidade de Wuhan. Destes, já foi excluída a possibilidade de pneumonia provocada pelo novo coronavírus. Os restantes dois casos – aqui mencionados – estão ainda a ser avaliados clinicamente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.