Conselho Executivo conclui proposta de lei sobre posto fronteiriço de Hengqin

O Conselho Executivo anunciou esta segunda-feira a conclusão da proposta de lei sobre “as normas fundamentais” para a aplicação do direito de Macau na jurisdição no posto fronteiriço lado do território da fronteira de Hengqin.

A nova infraestrutura permite que o fluxo entre o continente e a Região Administrativa Especial se reduza a um só controlo fronteiriço, face aos atuais dois – saída e entrada -, até aqui ligados por uma viagem de autocarro.

Em Outubro último, o comité permanente da Assembleia Popular Nacional da China decidiu delegar poderes no Governo de Macau para administrar a parte do território do posto fronteiriço de Hengqin e zonas contíguas, numa área de 16 mil metros quadrados.

O novo porta-voz do Conselho Executivo, o também secretário da Administração e Justiça, André Cheong, disse que a zona do posto e áreas contíguas são delimitadas na proposta de lei pela planta cadastral, já publicada em despacho do chefe do Executivo, Ho Iat Seng, em conformidade com “as coordenadas e áreas determinadas por fases pelo Conselho de Estado” chinês.

Assim, a planta cadastral identifica e “delimita as vias da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] para entrada ou saída legal da zona do posto fronteiriço da parte de Macau” e define também “as zonas contíguas”, que incluem “as respectivas partes da ponte Flor de Lótus e da ponte de acesso que liga a Universidade de Macau e o posto fronteiriço de Hengqin (excepto os pilares), bem como o espaço reservado do metro ligeiro de Macau que se estende ao posto fronteiriço de Hengqin”, administrado pelas autoridades de Zhuhai, cidade chinesa que faz fronteira com o território.

A entrada em funcionamento do novo posto, por fases, depende da aprovação desta lei, que entrará em vigor no dia seguinte a ser publicada em Boletim Oficial, disse: “Além da parte técnica, as obras foram concluídas, faltando apenas testes” relativos à utilização das instalações e simulacros de segurança, disse o porta-voz. No final de Dezembro último, o secretário para a Administração e Justiça tinha indicado que o posto fronteiriço entraria em funcionamento “possivelmente no primeiro trimestre de 2020”.

André Cheong acrescentou que ponte de acesso entre a Universidade de Macau e o posto fronteiriço de Hengqin ainda não foi construída e não há, de momento, “calendário para a construção” desta infra-estrutura.

O novo posto fronteiriço servirá também para uma “futura ligação” entre o metro ligeiro de Macau e a ligação ferroviária de alta velocidade Hengqin – Cantão, a capital da província de Guangdong, de acordo com as autoridades locais.

O objectivo é também facilitar a deslocação de residentes de Macau que vivam em Hengqin, onde a habitação é mais barata do que na RAEM, um território de 32,9 quilómetros quadrados e quase 700 mil habitantes.

A integração insere-se no projecto chinês de desenvolvimento de uma metrópole mundial na Área da Grande Baía, construída a partir de Hong Kong e de Macau, e de nove cidades de Guangdong, através da criação de um mercado único e da crescente conectividade entre as vias rodoviárias, ferroviárias e marítimas.

Guangdong é a província chinesa que mais exporta e a primeira a beneficiar das reformas económicas adoptadas pelo país no final dos anos 1970, integrando três das seis Zonas Económicas Especiais da China, Shenzhen, Shantou e Zhuhai.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.