Enviado especial de Xi Jinping presente na tomada de posse de Filipe Nyusi

O Governo da República Popular da China anunciou esta sexta-feira que Cai Dafeng, enviado especial do Presidente chinês, Xi Jinping, vai estar presente na cerimónia de inauguração do novo mandato do Presidente moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, no dia 15 de Janeiro.

A presença de Cai Dafeng, vice-presidente da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da República Popular da China, foi feito em conferência de imprensa, pelo porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang. A China é um dos principais parceiros comerciais e investidores em Moçambique.

Na última visita a Pequim, em Maio passado, Nyusi afirmou estar disposto a desempenhar um “papel axtivo” no desenvolvimento da iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota” na África subsaariana, reafirmando o compromisso do país com a visão internacional de Pequim.

Aquele projecto, lançado por Xi Jinping, inclui a construção de aeroportos, centrais eléctricas ou zonas de comércio livre, visando redesenhar as vias comerciais entre a China e a Europa, África ou Ásia Central.

Nyusi disse então querer “trocar experiências sobre governação” com a China e “aprofundar a parceria estratégica” com o país asiático em vários sectores.

Nas eleições gerais realizadas em Moçambique no dia 15 de Outubro, Filipe Nyusi foi reeleito Presidente de Moçambique, para um segundo mandato, com 73 por cento dos votos, de acordo com os resultados oficiais divulgados pela Comissão Nacional de Eleições, contestados pela oposição da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.