Índia. Neblina densa afecta centenas de voos no norte do país

O denso nevoeiro e a perigosa vaga de poluição atmosférica que afectam o norte da Índia causaram fortes distúrbios nos transportes aéreos nesta segunda-feira, coincidindo com temperaturas extraordinariamente baixas.

Nova Déli e as regiões vizinhas são frequentemente afectadas no Inverno por um cocktail de emissões industriais e de automóveis e pelo fumo resultante de milhares de queimadas conduzidas nas zonas agrícolas.

O denso nevoeiro causado pelas baixas temperaturas reduziu ainda mais a visibilidade e as autoridades culpam o clima pelo atraso de mais de meio milhar de voos no aeroporto da capital.

Seis pessoas morreram perto da cidade de Noida quando o carro em que viajavam saiu da estrada devido à falta de visibilidade e colidiu com um canal.

Os serviços meteorológicos da Índia dizem que Nova Deli está prestes a viver o mês mais frio desde 1901, com temperaturas mínimas de 2,6° C na segunda-feira.

No estado de Assam, no norte, tratadores tiveram que colocar aquecedores para proteger os tigres do frio: “Os animais não estão acostumados a isto e estamos a tomar medidas especiais para os aquecer, principalmente os mais velhos”, disse Texas Mariswamy, do Jardim Zoológico de Assam, à AFP.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.