Pequim condena pastor protestante a nove anos de prisão

O pastor protestante chinês Wang Yi foi esta segunda-feira condenado a nove anos de prisão na República Popular da China por “incitação à subversão do poder estatal”, de acordo com um comunicado do tribunal citado por agências internacionais.

Wang Yi e várias dezenas de membros da igreja protestante ‘Early Rain Covenant’ foram detidos pelas autoridades chinesas em Dezembro do ano passado, na cidade de Chengdu, no sudoeste do país. O grupo é considerado clandestino já que não pertence à igreja oficial aprovada pelo Partido Comunista.

De acordo com a organização não-governamental Human Rights Watch, sediada em Nova Iorque, mais de cem membros daquela igreja foram detidos ao mesmo tempo.

Antes de ser detido, Wang tinha publicado um ensaio crítico do apertado controlo do Governo sobre a região, e apelado aos cristãos do país que realizassem actos de desobediência civil, como celebrar a fé fora dos espaços permitidos ou levar as crianças à igreja, ambos proibidos no país.

Nos últimos anos, a República Popular da China, sob o comando de Xi Jinping, tem aumentado a vigilância sobre todas as práticas religiosas.

Em Xinjiang, no noroeste do país, uigures e outras minorias étnicas turcófonas são punidas se violarem a proibição de usar burca ou se possuírem um Alcorão, livro sagrado do Islão, de acordo com várias organizações dos direitos humanos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.