Xi Jinping grato pelo “trabalho diligente” de Chui Sai On

O Presidente da República Popular da  China, Xi Jinping, elogiou esta terça-feira o líder cessante de Macau, defendendo que Fernando Chui Sai On deve continuar a apoiar o desenvolvimento da Região Administrativa Especial. O Chefe de Estado afirmou que “reconhece completamente o trabalho” feito.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, Xi Jinping disse, durante uma reunião com o ainda líder de Macau: “O Governo central reconhece completamente o seu trabalho”.

Durante a reunião que mantiveram, na terceira visita do líder chinês ao território na última década, o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Xi Jinping elogiou o “trabalho diligente” de Chui nos últimos dez anos, salientando a obediência estrita à Constituição e à lei fundamental de Governo da região de uma forma pragmática e estável.

Só assim, continuou, foi possível atingir um grande número de novos objectivos e consolidar e promover a prosperidade e a estabilidade em Macau, segundo a Xinhua.

Para o futuro, Xi Jinping disse esperar que Chui continue a envolver-se no desenvolvimento do país e de Macau, apoiando activamente o novo líder do Executivo local e o Governo chinês, mantendo a contribuição para a prática do princípio ‘Um país, Dois sistemas’.

O elogio à implementação deste princípio já tinha sido expresso logo à chegada ao território, no qual Xi Jinping vai presidir às cerimónias do 20.º aniversário da Região Administrativa Especial.

Após aterrar no Aeroporto de Macau às 16:00, Xi Jinping destacou “os sucessos e progresso” de Macau desde que a China reassumiu o exercício da soberania em 20 de Dezembro de 1999, após mais de 400 anos de administração portuguesa no território: “Tanto o Governo central, como os chineses do Continente estão também orgulhosos da experiência e implementação séria em Macau da política ‘Um País, Dois Sistemas’”, disse o líder chinês num breve discurso.

A visita de Xi Jinping a Macau está a ser marcada por medidas excepcionais de segurança, numa altura em que a vizinha Hong Kong continua a ser, desde há seis meses, palco de protestos antigovernamentais: “Vale a pena sublinhar que o modelo para o futuro desenvolvimento de Macau tem de ser construído de forma conjunta”, defendeu o líder chinês.

Xi Jinping prometeu falar com “pessoas de todas as esferas da sociedade” durante a visita a Macau, para conhecer melhor os problemas da cidade.

A República Popular da China reassumiu o exercício da soberania sobre Macau em 20 de Dezembro de 1999, após mais de 400 anos de administração portuguesa no território.

Com base no princípio “Um país, Dois sistemas”, a RAEM mantém o sistema capitalista e os direitos, deveres e liberdades dos seus cidadãos até 2049, gozando de elevada autonomia em todas as áreas, à excepção da defesa e da diplomacia.

Com uma economia assente no negócio do jogo, nos últimos dez anos, o investimento na Educação e na Saúde em Macau mais do que duplicou, enquanto na Segurança Social triplicou.

A reduzida taxa de desemprego, a estabilidade das finanças públicas e a diversificação da economia são outras das áreas sublinhadas pelas autoridades de Macau.

A evolução no PIB (Produto Interno Bruto) e no PIB per capita cresceu, respetivamente, 63,3 por cento e 33,1 por cento nos últimos dez anos.

O Presidente da República Popular da China chegou hoje a Macau para presidir às cerimónias do 20.º aniversário da Região Administrativa Especial e dar posse ao novo Governo.

Mais de 650 profissionais da comunicação social estão registados para fazer a cobertura da visita de Xi Jinping a Macau.

As ligações marítimas de e para Hong Kong foram reduzidas e aumentaram os controlos aos passageiros. E desde terça-feira que as autoridades chinesas estão a proceder a controlos de segurança às viaturas que circulam na ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, numa ilha artificial.

Estas inspecções já resultaram em várias detenções e recusas de entrada no território, incluindo a jornalistas acreditados para a cobertura das cerimónias destes dias, segundo relatos dos próprios meios de comunicação social com quem trabalham.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.