Papa felicitou governantes da China, de Hong Kong e de Taiwan a caminho do Japão

Foto: O Papa Francisco à saída da Catedral da Assunção, em Banguecoque, no último evento com que terminou a visita oficial à Tailândia, na sexta-feira.

O Papa Francisco enviou este sábado telegramas de felicitações aos representantes da República Popular da China, de Taiwan e da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, após sobrevoar o espaço aéreo destes territórios, quando se deslocava da Tailândia para Tóquio.

O avião da companhia tailandesa que transportava o chefe da Igreja Católica aterrou no Aeroporto Internacional de Tóquio às 17:25, horário local, com forte chuva e vento e sem uma cerimónia formal de boas-vindas.

Como é esperado e habitual, o Vaticano enviou telegramas para os países e territórios que o avião que o transporta sobrevoa, nomeadamente Taiwan, a ilha de Hainão (China) e a Região Administrativa Especial de Hong Kong (China).

“Rezo para que Deus Todo-Poderoso garanta o seu bem-estar e paz”, foram as palavras de Francisco a Carrie Lam, chefe do Governo de Hong Kong, sem referência à situação de crise política e as manifestações na região especial chinesa.

Também foram enviados telegramas para o Presidente chinês, Xi Jinping, a quem o papa enviou “bênçãos abundantes de paz e alegria” e para a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-Wen, que transmitiu “bênçãos divinas abundantes de paz”.

O Papa encontrou-se no sábado na nunciatura com os bispos do país e no domingo viajou para as cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima. Francisco iniciou no sábado uma visita ao Japão, segunda etapa da sua deslocação à Ásia, onde divulgou já este domingo uma mensagem sobre o desarmamento nuclear.

Francisco é o chefe da igreja católica que mais condenou o uso de armas nucleares e falou sobre o tema este domingo, nestas duas cidades destruídas pelas bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos da América em Agosto de 1945.

No domingo, o Papa viajou para Nagasaki e o programa divulgado pelo Vaticano incluiu uma “mensagem sobre as armas nucleares”, no Parque da Bomba Atómica, uma deslocação a Hiroshima e encontros com sobreviventes dos bombardeamentos de 1945.

As bombas atómicas lançadas em Hiroshima (6 de Agosto) e em Nagasaki (9 de Agosto) mataram mais de 220 mil pessoas, e aceleraram a capitulação do Japão e o fim da segunda Guerra Mundial, em 15 de Agosto de 1945.

Além dos sobreviventes das bombas atómicas, o Papa pretende também prestar homenagem às vítimas do desastre de Março de 2011 na central nuclear de Fukushima. Para segunda-feira de manhã estão agendados encontros com os sobreviventes do chamado “triplo desastre” de Fukushima.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.