Nagasaki. Papa Francisco pede ao mundo que se una pelo desarmamento nuclear

Fotografia: O Papa dialoga em espanhol com uma criança japonesa, após uma breve visita à colina de Nishizaka, em Nagasaki. Expediente Sínico/Marco Carvalho

O papa Francisco pediu este domingo aos líderes mundiais que renunciem às armas nucleares, numa intervenção em Nagasaki, cidade japonesa que foi alvo da segunda bomba atómica lançada pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945.

Numa cerimónia simples no Parque da Paz, no exacto ponto onde a bomba explodiu a 9 de Agosto de 1945, falando perante cerca de duas centenas de pessoas, Francisco lembrou “o horror indescritível sofrido pelas vítimas” da explosão que deixou mais de um terço da cidade nipónica destruída.

Três dias depois da bomba nuclear que atingiu Hiroshima, causando 140 mil mortos, os Estados Unidos lançaram, a 9 de Agosto de 1945, uma bomba ainda mais poderosa sobre Nagasaki, levando ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Convencido de que um mundo sem armas nucleares “é possível e urgente”, o papa avisou os líderes políticos de que a posse de armas de destruição em massa não abre caminho para a paz e não protege das “actuais ameaças à segurança nacional e internacional”.

Francisco denunciou que o mundo vive “na dicotomia perversa de querer defender e garantir a estabilidade e a paz com base numa falsa segurança sustentada pelo medo e pela desconfiança, que acaba por envenenar as relações entre os povos e impedir qualquer possível diálogo”: “Serão sempre escassas as tentativas de erguermos as nossas vozes contra a corrida ao armamento”, disse.

O apelo do Papa chega numa altura em que os nove países com ogivas nucleares ainda possuem 13.865 armas deste tipo.

O novo tratado nuclear START, assinado pelos Estados Unidos e pela Rússia, expirará em 2021 e ainda não há planos para estender o acordo. Por outro lado, os Estados Unidos e a Coreia do Norte continuam as negociações bilaterais sobre desnuclearização, ainda que com constantes paralisações.

Francisco também visitou Hiroshima hoje, naquele que foi o segundo dia da sua visita ao Japão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.